A ESCOLA DOM BOSCO

A escola é uma instituição imprescindível para o bom desenvolvimento da nossa sociedade. Mais que uma escola, o Dom Bosco, instituição de ensino com mais de meio século de tradição e qualidade, é uma família que educa e forma crianças e jovens para conviver em um mundo com valores de sabedoria e respeito.

Fundada por Alda Neiva, professora de relevante contribuição na Educação da região, a Escola Dom Bosco tem por Patrono João Bosco, nascido em 16 de agosto de 1815, em D´Asti, Piemonte, Itália. Filho de uma família de colonos, João Bosco teve uma vida de privações, pois perdeu o pai quando tinha apenas dois anos de idade. Cresceu trabalhando e estudando e com muitas dificuldades. Aos 26 anos, ordenou-se padre. Em 1854, fundou a Congregação Salesiana de Padres e, em 1872, a Congregação das filhas de Maria Auxiliadora, com a principal meta de educar. Dom Bosco criou o “sistema preventivo” de educação, baseado no amor e no carinho em lugar da força e da coerção. Vindo a falecer em 31 de janeiro de 1888, foi declarado santo em 1934, pelo Santo Padre, o Papa Pio XI.

A Escola Dom Bosco é voltada à construção de conhecimentos, mas principalmente à formação cidadã de pessoas felizes. Funcionamos em uma sede bem estruturada, que atende uma clientela da Educação Infantil ao Ensino Médio; equipada com laboratórios de artes e ciências, enriquecidos com o estudo da robótica, biblioteca, salas de aula modernas e professores competentes.

Em nossas salas da Educação Infantil, contamos com a presença permanente de uma professora graduada em Pedagogia, uma estagiária estudante do curso de Pedagogia e ainda uma auxiliar para que os alunos tenham maiores condições de aprendizagem na fase de seus primeiros anos de vida escolar.

O Ensino Fundamental I também funciona com turmas com menos de 30 alunos, contando com uma professora graduada e uma estagiária acadêmica em cada sala.

Nas demais etapas de ensino, a Escola Dom Bosco oferece corpo de professores ligados às coordenações pedagógicas e áreas de conhecimentos específicas, respeitando o necessário limite numérico de alunos por sala para oportunizar adequada aprendizagem.

A relação de confiança entre os alunos, a escola e os pais é estabelecida com os afetos que conduzem os nossos comportamentos, estimulam e energizam a aprendizagem. A pedagogia do afeto, assim como a aprendizagem, constrói-se através da vivência cotidiana, sendo do educador a tarefa de despertar no educando o seu potencial emocional.

Em 2019, a nossa Escola propõe não apenas uma única novidade, mas sim uma variedade de tendências que influenciam o empoderamento e a participação feliz e coerente do aluno no meio escolar e no mundo que o cerca.

Dentre as novas mudanças pedagógicas na Escola Dom Bosco está a proposta de oferecer um ensino contextualizado, com elementos de conteúdo da vivência do aluno, que além da dimensão cognitiva seja também fincada da dimensão socioemocional, conforme apontado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Outras novidades para o ano letivo são o uso das tecnologias de informação e comunicação para estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação; contribuir para a formação ética e social dos educandos, tendo um convívio solidário, harmonioso e tolerante com as diferenças; conscientizar os alunos que a educação não se restringe à escola e que ela o acompanhará em todos os momentos; a utilização das metodologias ativas, onde o aluno chega em classe com um conteúdo prévio e assim a aula torna-se um momento de tirar dúvidas; a utilização da metodologia de projetos, na qual os alunos buscam soluções aos desafios lançados; e a inserção do empreendedorismo e educação financeira para o desenvolvimento hábil com criatividade, autonomia e responsabilidade.

Também temos laboratórios de robótica, onde ocorrerem jogos e desafios capazes de melhorar a atenção e participação dos alunos em nossa proposta pedagógica.

Temos convicção de que o ensino se faz com compromisso, responsabilidade, competência e amor, e estes são os norteadores de nossa prática.

Nosso Projeto Pedagógico é alicerçado na parceria família e escola, entendendo como escola todos que nela estão com igual valor, além da oportunidade de conhecimento como condição para que os alunos tornem-se bons cidadãos agentes do ser, do fazer e do conviver consciente de seus atos e na formação/estímulo e exercício de valores humanos que considerem a diversidade dos saberes na complexidade da vida atual. Temos compromisso com a excelência em educação, promovendo a autonomia e emancipação intelectual.

Destacamos que nosso compromisso inclui: o trabalho com o lúdico como estratégia de construção de conhecimentos; a explorar o imaginário infantil; o estimulo dos primeiros passos para inserção no mundo da língua escrita; o exercitar dos talentos individuais em atividades coletivas de teatro, dança, construção de textos ou produções de artes manuais; a exploração da criatividade e dos potenciais particulares dos alunos.

Compreendemos a necessidade de cultivarmos a parceira da família no entendimento de que o aluno precisa se sentir responsável pelo seu conhecimento, e que os familiares e professores são seus parceiros e apoiadores nessa missão. Somos uma família, portanto, estamos disponíveis às famílias de nossos educandos e às necessidades particulares de cada estudante.

NOSSA MISSÃO

Nossa missão permanente é, sob o prisma do legado de Dom Bosco, formar pessoal e socialmente nossos alunos, dando-lhes a oportunidade de construção da sua identidade e da autonomia, através da convivência diária com o outro, com quem aprende para a vida a ser cidadão praticante de valores cristãos como o respeito, a solidariedade e a ética.

A Escola Dom Bosco é uma instituição educacional oriunda do idealismo da professora Alda Neiva há 51 anos. Trabalha com professores graduados, preferencialmente nas universidades públicas brasileiras, e valoriza a qualificação em nível de pós-graduação estricto sensu de seu corpo de colaboradores.

“Nosso projeto pedagógico é alicerçado:”

  • Na parceria família e escola, entendendo como escola todos que nela estão com igual valor;
  • Na oportunidade de conhecimento como condição para que os alunos tornem-se bons cidadãos agentes do ser, do fazer e do conviver consciente de seus atos;
  • Na formação/estímulo e exercício de valores humanos que considerem a diversidade dos saberes na complexidade da vida atual;
  • No compromisso com a excelência em educação, promovendo a autonomia e emancipação intelectual;

“Nosso compromisso inclui:”

  • Trabalhar com o lúdico como estratégia de construção de conhecimentos;
  • Explorar o imaginário infantil;
  • Estimular os primeiros passos para inserção no mundo da língua escrita;
  • Exercitar os talentos individuais em atividades coletivas de teatro, dança, construção de textos ou produções de artes manuais;
  • Explorar a criatividade e os potenciais particulares dos alunos;
  • Ser parceira da família, orientando os pais a como participar ativamente da vida escolar dos filhos, indicando modos de relacionamento e comunicação com a escola;
  • Momentos de reforço da auto-estima dos filhos e de estímulo para os seus bons resultados;
  • Ser parceira da família no entendimento de que o aluno precisa se sentir responsável pelo seu conhecimento, e que os familiares e professores são seus parceiros e apoiadores nessa missão;
  • Estar disponível à família e às necessidades particulares de cada estudante.